Veronika decide morrer


Título Original: Veronika decide Morrer
Escritor(a): Paulo Coelho
Editora: Gold Editora
Gênero: Romance
ISBN: 85-98559-44-X
Páginas: 191
Ano: 1998

E aee Galera,

hoje, trago a resenha de Veronika decide morrer, confiram aí...

Este foi o primeiro livro que li do Paulo Coelho. Apesar de ter uns cinco títulos dele há bastante tempo, Paulo Coelho nunca foi um autor que me chamasse muito a atenção (mesmo tendo grande fama nacional e internacional sobre suas obras). Eu pegava os livros dele, não conseguia avançar na leitura dos capítulos iniciais e desistia. Porém desta vez fiquei firme e prossegui até o fim em Veronika decide morrer, e me surpreendi com o livro. Não vou dizer que foi um dos melhores livros que li até hoje, mas foi um livro que me chamou a atenção para conhecer as demais obras do autor.

Veronika decide morrer, narra a história da eslovena, Veronika, que aos 24 anos planeja seu suicídio com dia e hora marcados, pois não vê graça em continuar vivendo. Ela não suporta saber que terá que fazer as mesmas coisas no trabalho, em casa, no lazer na maior parte de sua vida até envelhecer e morrer (as mesmices e rotinas do dia-dia) e decide pôr fim a isto, evitando passar mais anos iguais e esperar a morte. Ela quer poder controlar ao menos uma coisa em sua vida insossa, decidir quando deve morrer.

Apesar de ter tudo aparentemente que uma pessoa necessita para ser feliz (ela não era rica, mas tinha casa, trabalho, saúde física, morava sozinha, namoros (rápidos)...), ela se sentia imensamente insatisfeita com a vida, então em determinado dia e hora, ela toma uma overdose de calmantes e quando recobra a consciência, se dá conta que continua viva e internada em Villete, um hospício.

Além disto, recebe uma sentença de morte, o médico avisa que ela tem pouco tempo de vida por conta da lesão provocada pela overdose em seu coração. Com o tempo no hospício, ela descobre grupos de pessoas que estavam internadas, mas que já estavam sadias e permaneciam ali, estes alegam que queriam se livrar da loucura do mundo fora dos muros da clínica.

Ao conhecer melhor estas pessoas que podiam ir e vir no hospício, e preferiam ficar em Villete, ela começa a repensar sobre sua morte. Na clínica ela conhece o esquizofrênico, Eduard, e começa a descobrir que a vida pode ser imprevisível, sem a rotina que tanto tentava fugir. A morte talvez não fosse mais a solução, mas ela não podia mais fazer esta escolha, seu coração estava cada vez mais fraco, e a morte cada vez mais próxima. O que fazer?

Realmente um livro muito interessante, em alguns momentos ele me pareceu um pouco raso, mas a história é muito boa, nos faz refletir que não precisamos viver em uma rotina engessada, que a felicidade está em pequenas coisas, e que a vida não precisa ser perfeita, os erros também compõe os momentos para se alcançar a felicidade interior.

Avaliação:
Romance no início difícil de engatar (pelo menos pra mim), mas que vai se mostrando uma história envolvente, difícil conseguir parar de ler. O que acontecerá com Veronika?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...