Os 10 melhores livros de Stephen King



Galera,
hoje, vim trazer para vocês uma lista dos dez melhores livros do aclamado Stephen King, segundo o site SDM. Pois eu ainda não posso fazer minha própria lista, pois por incrível que pareça só li um livro do King (Carrie, a estranha). Mas, estamos aí na espera, de promoções ou de uma pela parceria com a Suma (rsrs) para adquirir os próximos livros.

Brincadeiras à parte, fiquei muito tempo pensando e tinha decidido iniciar por It A Coisa. Porém pesquisando uma promoção aqui e outra ali, encontrei no Black Friday, uma promoção ótima do Carrie, a estranha (que em breve terá resenha aqui), e resolvi mudar meus planos e iniciar pelo início mesmo (Carrie, foi a primeira obra de King), vou adiantar que achei o livro ótimo, mas algumas coisas me incomodaram (então falarei na resenha).

Mas não desisti, do It A Coisa, não, além dele há outros que 'tô mega interessado: A Dança da Morte, O iluminado e Sob a Redoma. Este deu origem a série Under the Dome, que também não assisti, com esperança de ler o livro primeiro.

Quem sabe nós não desenvolvemos o projeto "10 King's em 2018", pra ver se nos motivamos e consiguimos lê-los coletivamente (ainda são planos), mas isto é assunto para um outro post.

Grande parte dos leitores de King, falam que ele é o rei da prolixidade. E já pude perceber um pouco em Carrie (isto que é um livro bem fino). Confesso que me canso fácil de livros que enrolam muito para desenvolver, mas muita gente fala que esse suspense é o que faz ele ser o máximo e seus livros tão desejados. Então tô dentro!

Chega de blá-blá-blá e vamos a lista, lembrando que esta lista não é minha, mas espero muito em breve ter minha lista de queridinhos do King o/


O ILUMINADO (1977)

"Um dos grandes clássicos do mestre do terror, o livro traz a história dos Torrance, uma típica família americana que vem passando dificuldades devido a crise que assola os Estados Unidos na década de 70. Ex-alcoólatra e tentando escrever seu primeiro livro, Jack aceita um emprego de zelador de inverno do Overlook Hotel, um resort de verão que fica fechado durante toda a temporada de
nevascas, e se muda com a esposa e o filho de cinco anos para o local, acreditando que a tranquilidade do lugar lhe ajudaria a terminar seu livro. Só que o Overlook é um hotel com um passado negro – passado esse que passa a assombrar o menino Danny, que é um “iluminado”, alguém com habilidades telepáticas e precognitivas, habilidades essas que o fazem enxergar os mortos do lugar. Os fantasmas então possuem Jack, o pai de Danny, que se transforma num verdadeiro psicopata, caçando a família como um alucinado. O livro se tornou um clássico instantâneo por, sob um olhar sobrenatural, lidar com um problema muito real: o “demônio” da bebida e como ela pode literalmente destruir uma família. O filme também ganhou uma adaptação pro cinema pelas mãos de ninguém menos que Stanley Kubrick, sendo considerado pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos – menos pelo próprio King, que acha que Kubrick fez um ótimo trabalho técnico mas deixou de lado toda a temática da bebida, transformando sua obra em uma simples história de fantasmas."

CARRIE, A ESTRANHA (1974)

"Como é de praxe em suas obras, King utiliza uma história sobrenatural para falar de problemas bem reais. Afinal, quem é que nunca se identificou um pouco que seja com a história de Carrie, a adolescente que é extremamente reprimida tanto pela família quanto pela sociedade? A menina pode até ter “exagerado” quando se tornou uma psicopata sanguinária matando seus colegas e destruindo metade da cidade, mas certamente todo mundo já teve vontade de fazer algo parecido. Mais do que uma boa história de terror,Carrie é um grande mergulho no funcionamento da psiquê humana, dialogando intensamente com Freud e seus experimentos com as histéricas – o que torna o livro facilmente uma das melhores e mais profundas obras de King."


DOUTOR SONO (2013)

"A continuação de O Iluminado toca num tema que talvez seja um dos maiores medos de todas as gerações: o de nos tornarmos iguais a nossos pais. Mesmo depois de tudo o que passou e dos juramentos de que nunca viraria um alcoólatra como o pai, Danny acaba encontrando na bebida a
fuga para seus demônios, afogando-se cada vez mais no álcool, o santo líquido que diminui sua iluminação. E, enquanto luta para continuar sóbrio, Danny precisa servir de mentor para Abra Stone, uma menina com o dom de iluminação mais forte que ele já viu e que, justamente por isso, é o alvo de um grupo vampiros que se alimentam da energia gerada por essa iluminação para se manter jovens por toda a eternidade. Mais do que uma história de terror, um conto sobre como a vida nem sempre sai como o planejado, e que muitas vezes aquilo que mais abominamos pode acabar nos pegando pelo colarinho e nos levando para baixo – e com nosso consentimento. E, como um ex-alcoólatra ele mesmo, King consegue nos passar todo o drama do demônio bebida de um modo ainda mais incisivo do que em O lluminado."

A TORRE NEGRA IV: A CANÇÃO DE SUSANNAH (2004)

"Toda a série da Torre Negra é excelente, mas o sexto livro possui um lugarzinho especial em meu coração devido a sua natureza essencialmente pós-moderna. A travessia de Roland e Eddie para a
Terra e o encontro com o próprio Stephen King, convencendo o escritor a não desistir dos livros pois o destino de todos os mundos existentes estavam em sua mãos não apenas quebra a quarta parede, mas a atropela com um trator desgovernado cheio de dinamite."





O TALISMÃ (1984)

"Escrito em parceria com Peter Straub, o livro é uma fantasia infanto-juvenil clássica com forte inspiração de A História Sem Fim, onde Jack Sawyer, um menino de 12 anos, viaja por outra dimensão para encontrar o Talismã, um artefato que não só irá curar o câncer de sua mãe mas também evitar a dominação do mundo pelo vilão Morgan Sloat. Assim como tantas outras séries de sucesso (como O Senhor dos Anéis, A História Sem Fim e a própria Torre Negra) O Talismã é uma história onde a jornada é mais importante do que o seu final, e a parceria com Straub faz a diferença aqui, amenizando a linguagem naturalmente tensa de King, tornando o livro uma das leituras mais tranquilas da bibliografia do escritor."


IT A COISA (1986)
"E se seu pior medo aparecesse bem na sua frente? É isso que nos traz A Coisa, uma entidade metamórfica que se transforma naquilo que a pessoa mais teme, alimentando-se de seus medos. O livro trata de alguns temas que se tornariam constantes na carreira de King: o poder da memória, traumas de infância e o mal que se esconde por trás dos valores conservadores de uma cidade. O livro influenciou de maneira direta a cultura pop, servindo não só como inspiração para bandas punk (a banda Pennywise tirou seu nome do monstro do livro) como para explicar o medo, aparentemente irracional, que muitas crianças tem de palhaços."




LOVE: A HISTÓRIA DE LISEY (2006)

"O livro conta a história de Lisey, a esposa de um escritor famoso que é perseguida por um fã
homicida de seu falecido marido. Influenciado pelo acidente que quase lhe tirou a vida em 1999, King nos conta uma história sobre lidar com a perda de um ente querido e as dificuldades de um casamento que apenas o próprio casal conhece. Além disso, o livro também aborda um pouco sobre o ofício da escrita – não é à toa que o próprio King considera este como o melhor livro que já escreveu. Mais do que qualquer outro, Love: A História de Lisey nos dá a impressão de estarmos penetrando na própria alma do escritor."


SOBRE A ESCRITA (2000)

"Uma das raras obras de não ficção do autor a ser lançada aqui no Brasil, Sobre a Escrita é não apenas um manual sobre como escrever, mas também um histórico de todo o perrengue que King passou até finalmente conseguir sobreviver apenas de seu trabalho como escritor. Uma obra obrigatória não só para aqueles que querem entender sobre o que se passa na cabeça do autor como para qualquer um que precise trabalhar com a palavra escrita, seja escritor, roteirista, jornalista, redator ou qualquer outra atividade onde as palavras no papel (ou no monitor) podem fazer a diferença."





MISERY: LOUCA OBSESSÃO (1987)

"Uma das histórias mais macabras de King justamente por não envolver o sobrenatural, o livro conta a história do escritor Paul Sheldon, um best seller que é resgatado de um acidente de carro por um fã
obcecada, que o deixa em cativeiro até que ele termine seu último livro, torturando-o para que a personagem Misery Chastain tenha um final digno. O livro mostra um pesadelo comum para qualquer artista: enfrentar um fã tão obcecado que queira matá-lo (e a história de John Lennon é um lembrete macabro de que isso é algo realmente possível). O livro também trata de outro tema bem pertinente, que é a própria escrita sendo uma espécie de “droga” do escritor, de onde ele tira prazer até mesmo quando é um sofrimento – muitas vezes físico."

À ESPERA DE UM MILAGRE (1996)

"O livro conta a história de Paul Edgecomb, um agente carcerário, e seu relacionamento com John Coffey, um prisoneiro no corredor da morte que, além de ser a pessoa mais bondosa que ele conhece, ainda possui um incrível poder de cura pelas mãos. O livro traz a tona assuntos tabu como o racismo e a pena de morte, e é uma das mais belas obras já escritas por King em sua carreira."









Então é isso pessoal, vamos nos comprometer de ler King, pra gente poder montar a nossa listinha de top 10 desse gênio do terror #ficadica.

Fonte: Séries do Momento
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...