O Pagador de Promessas



Título Original: O Pagador de Promessas
Escritor(a): Dias Gomes
Editora: Ediouro
Gênero: Peça Teatral
ISBN: 85-00-91391-6
Páginas: 139
Ano: 1959

E aee pessoal,

vamos falar um pouquinho dessa peça teatral... sem dar spoilers.

O pagador de promessas é uma peça teatral que deu origem a um filme de mesmo nome. Sendo uma peça com falas curtas, é bem rápido de ler. Em uma tarde, eu li tudo.

Seu enredo gira em torno de Zé-do-Burro, um homem ingênuo que vem da roça com uma cruz pesada em suas costas, para pagar uma promessa. Havia feito a promessa para que seu burro Nicolau se curasse, após ter sido atingido pela queda de uma árvore, em um dia de tempestade.

Após chegar na Igreja de Santa Bárbara em Salvador, espera na rua, o amanhecer do dia. Ao ver o Padre, logo cedo, conversa com o mesmo e lhe conta a história. O padre de início, acha nobre a promessa, mas ao descobrir que Nicolau era um burro, que a promessa foi feita em um terreiro de candomblé para Iansã, e que  Zé-do-Burro queria pagar a promessa para Santa Bárbara (que é a mesma santa no Catolicismo), o impede de cumprir sua promessa. No decorrer da peça, há intervenção de moradores do local, conspirações contra Zé-do-Burro e várias discussões entre as personagens até o desenrolar final inesperado.

À propósito o filme foi lançado em 1962, sendo até hoje o único filme sul-americano a conquistar a Palma de Ouro (prêmio de maior importância do festival e um dos maiores prêmios do cinema mundial) do Festival de Cinema de Cannes.

Depois disto, se você ainda tiver preguiça de dar uma conferida na peça teatral, de Dias Gomes, vale a pena, pelo menos dar aquela conferida no filme, com certeza pela internet você deve encontrar. E caso eu encontre o e-book de O Pagador de Promessas, vou colocar na próxima lista de 5 e-books gratuitos. Não deixe de ficar atento então.

Avaliação:
Achei uma ótima peça teatral. Sem dúvidas uma das melhores que já li.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...