Marcadores de Citações - "Post-its"


Pessoal,

hoje vim falar de um item indispensável para muitas pessoas durante a leitura...


os marcadores de citações, vulgo "post-its". Já há algum tempo, que os leitores começaram a adotar esta "moda" de colocar "post-its", nos livros.

Seja para marcar, uma frase importante, um parágrafo, um trecho ou até mesmo para identificar uma página inteira do livro.

E o que marcar, com os "post-its"?

Aí vai do gosto de cada um, pode-se marcar:

  1. Acontecimentos do livro que merecem ser destacados para revisitar sem precisar reler toda a obra novamente para encontrá-los;
  2. Frases e passagens que você quer levar para vida;
  3. Trechos que caracterizam alguma personagem, que você não que esquecer dos detalhes ("fisionomia descrita");
  4. Locais, por exemplo, que você quer conhecer, ao ler livros que se passam no mundo real (não-ficção);
  5. Você pode até ir marcando alguns trechos, como se estivesse resumindo, para uma próxima releitura rápida;
  6. Ou marcar detalhes, que você acredita que serão importantes para compreender o final do livro (Ex.: em romances policiais, que são dados pistas e você tenta ser o detetive rsrs);
  7. Até mesmo, pode utilizá-los para marcar um trecho que você quer, para ler para outras pessoas;
Entre outras 'funções, que você lendo o livro, você vai encontrar.


Tem muitas pessoas, que não gostam de marcar seus livros com "post-its", me incluo nisto, eu particularmente não gosto, pois se você não comprar de uma marca legal, as pontinhas deixadas para fora com o calor (suponho), misteriosamente, começam  a enrolar (e isso me irrita profundamente),  uma dica também,é deixá-las, curtas (para fora do livro), cerca de meio centímetro, para evitar que isto ocorra.

Mas, se for pra você marcar o livro com marca-texto ou (pior) grifar com caneta, é preferível utilizar os "post-its", visto que a grande maioria no mercado atualmente, pode ser colocado e retirado sem deixar cola na página do livro.

E já há grande variedade deles no mercado brasileiro, claro que se você olhar videos de blogueiros (as), do exterior, que falem sobre papelaria, você vai perceber que muita coisa ainda não se encontra por aqui, mas já estamos acostumados a isto.

Uma grande variedade, já andei pesquisando, pode ser encontrada a preços mais camaradas e em grande variedade no Aliexpress, mas você sabe que tem as suas desvantagens, como a demora, o risco de extravio e o risco do produto não chegar exatamente na cor ou modelo que você comprou, mas tirando isto, dá pra comprar tranquilo (rsrs).

Inclusive vou deixar aqui uma página de lá, que encontrei que até o momento está realizando as vendas (obs.: não estou sendo pago para isto).

Outra dúvida que surge é utilizar cada cor para um tipo de marcação (daquelas citadas no início do post), ou ir marcando aleatoriamente (os tipos de citações), com a ordem de cores da cartela que está sendo utilizada, isto também fica a seu critério. Mas maioria das pessoas utiliza, na ordem da cartela, independente do tipo de citação, por ser um produto caro, assim aproveitando todas as cores.

Então, é isto, veja se você gosta de seus livros com os famosos "post-its", escolha o seu e comece a marcação, dizem que fica viciante o uso dessas tirinhas com o tempo (rsrs).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...