Macbeth



Título Original:Macbeth
Escritor(a): William Shakespeare
Editora: L&PM Pocket
Gênero: Peça Teatral - Tragédia
ISBN: 978-85-254-1024-5
Páginas:121
Ano: 1603 - 1607

Olá, Galera...

hoje, temos a resenha de  uma peça de teatro do grande Shakespeare...

Confiram aí...
[Atenção! Esta resenha pode conter conteúdo que para alguns leitores pode ser considerado spoiler de partes da peça, mas não há nenhum spoiler sobre como termina a história]
 "A maior tragédia sobre a cobiça do poder, a traição e a culpa"
 L&PM Pocket

Não é à toa que Shakespeare continua sendo até hoje uma referência na dramaturgia, Macbeth é uma prova disto. Esta peça teatral muito bem escrita, instiga você a continuar lendo até o fim. Pois impressiona com a perversão de algumas personagens e a intenção de saber quem conseguirá deter Macbeth e sua esposa Lady Macbeth. Eu gosto muito de ler peças teatrais devido a rapidez com que podem ser lidas e pela clareza na interpretação das falas das personagens (apesar de não ser meu gênero preferido).

Me interessei a ler Shakespeare e iniciar por esta obra, por conta da seguinte citação que houve no livro O Natal de Poirot, de Agatha Christie, com referencia à Lady Macbeth.

"Quem jamais poderia imaginar que aquele velho guardasse tanto sangue dentro de si?"


Esta, para mim, foi uma frase muito instigante, que me levou a buscar o livro do qual a citação vinha (apesar de não a encontrar literalmente, na obra,  pois varia de tradutor, porém encontra-se a citação em outras palavras). Soube que esta era uma das peças teatrais, escritas no fim da vida de William, na chamada "fase trágica" do autor. Pelo que li é uma das peças mais curtas escrita por Shakespeare, mas como não cheguei a ler outras dele, ainda não sei se os enredos das demais são mais complexos. Apesar que achei esta já bastante emaranhada de personagens em comparação à algumas peças de outros autores que já li.

Bem, a obra narra a história de ambição do general do exército do Rei, Macbeth e de sua esposa Lady Macbeth. Após Macbeth ter se saído muito bem ao lidar em uma revolta, se tornando um herói, o Rei Duncan, o nomeia Barão de Cawdor, e o torna o seu "Braço direito". Antes disto, três irmãs bruxas, aparecem para ele e para Banquo (outro general), e elas fazem três revelações:

Primeiro dirigem-se a Macbeth:
PRIMEIRA BRUXA - Salve, Macbeth; Saudações a vós, Barão de Glamis.
SEGUNDA BRUXA - Salve, Macbeth; Saudações a vós, Barão de Cawdor.
TERCEIRA BRUXA - Salve Macbeth, aquele que no futuro será Rei.
Depois viram-se para Banquo e falam:
PRIMEIRA BRUXA - Menos importante que Macbeth, e mais poderoso.
SEGUNDA BRUXA - Menos feliz e, no entanto, muito mais feliz.
TERCEIRA BRUXA - Filhos teus serão reis, embora tu não o sejas. assim sendo... Salve, Macbeth! E salve, Banquo.
Isto, de início não fez muito sentido para Macbeth, mas depois, ele percebeu que se tornara o atual Barão de Glamis (pois o antigo tinha sido morto na Revolta), depois recebeu o título de Barão de Cawdor (pois o atual era um traidor que estava do lado dos Noruegueses na Revolta), e ficou imaginando que as Bruxas poderiam ter previsto corretamente, mas Rei como ele poderia se tornar?

O Rei Duncan faz uma viagem com sua corte para o castelo de Macbeth, com intenção de ficar mais a par com seu novo "Braço direito". Lady Macbeth já estava ambientada de tudo que foi relatado pelas irmãs bruxas, então planeja que o marido mate o rei. Macbeth de início acha um grande absurdo, mas manipulado pela ambição da esposa acaba cedendo. Ele então entra no quarto em que Duncan se encontrava dormindo e o mata. Sujando as vestes dos guardas (que tinham bebido e acabaram dormindo) de sangue do Rei.

Após o assassinato, os filhos do Rei acabam fugindo, temendo serem os próximos a serem assassinados por enviados dos povos inimigos. Então Macbeth se torna o Rei (tirano). Quem poderá impedir a ambição e a tirania de Macbeth?

Realmente uma Peça teatral incrível, digna da fama de William Shakespeare, sem dúvidas!

Avaliação:
Peça Teatral envolvente, que traça perfis ambiciosos e tiranos, e relata como as personagens podem ser capazes de realizar qualquer intento para alcançar seus objetivos. Recomendadíssima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...