Jorge, Um Brasileiro



Título Original: Jorge, Um Brasileiro
Escritor(a): Oswaldo França Jr.
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Romance
ISBN: 8520908640
Páginas: 196
Ano: 1967

E mais uma resenha pra conta,

Hoje vamos falar um pouquinho sobre Jorge, Um Brasileiro...

Jorge, Um Brasileiro é um livro que mostra o cotidiano de um brasileiro simples que é leal ao seu patrão. Assim seu patrão, Senhor Mário, confia a ele a incumbência de pegar oito carretas carregadas com milho em Caratinga e levar para Belo Horizonte, no prazo estipulado.

As condições das estradas estavam praticamente impossíveis de trafegar por conta das chuvas torrenciais. Os motoristas que estavam trazendo as carretas não sabiam como fazer para continuar a viagem, assim Jorge chega até Caratinga depois de vários percalços e vai contando outras histórias no meio desta aventura pelas estradas brasileiras tentando concluir sua missão.

O livro não é dividido em capítulos, ele é contínuo e a personagem central, Jorge, parece falar com o leitor com frases como "Você sabe como é". Usa-se muito o pronome "você" e o conectivo "e". E isto dá uma aproximação com a história ainda maior, parece que o narrador está dirigindo um caminhão e você 'tá do lado dele na boleia e assim ele vai contado todas suas aventuras.

Para quem não sabe, este livro baseou a criação do seriado Carga Pesada exibido pela TV Globo até 2007.

Recomendadíssima a leitura.

Avaliação:
Este livro conta a história de um brasileiro com suas dificuldades no trabalho e seu jeito de falar coloquial que demonstra a vida muito próxima a de muitos brasileiros. O personagem principal parece estar em uma conversa com o leitor o tempo todo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...