Inocência


Título Original: Inocência
Escritor(a): Visconde de Taunay
Editora: Avenida
Gênero: Romance regionalista
ISBN: 9788575206690
Páginas: 96
Ano: 1872

E hoje é dia de Clássico,

Então, galera, já vamos começando...

Esta é uma Obra Clássica da literatura brasileira, de Visconde de Taunay, não é o meu estilo de literatura favorito, pela linguagem ser rebuscada e com formações antigas, mas a história em si é atraente. Aos olhos dos românticos é um prato cheio.

Inocência foi um livro que caiu na lista de um dos vestibulares que fiz a algum tempo e volta e meia entra nas listas novamente. Enquanto eu estava lendo, eu achei o livro um pouco maçante por conta da linguagem, mas depois que terminei, vi que a história é realmente boa, tem um ar romântico muito forte, e faz jus a escola literária a qual pertence, o Romantismo.

É a história de uma moça de nome Inocência que está com malária e muito debilitada. Pereira, o pai da moça, na estrada a cavalo, vindo da cidade, encontra um moço que diz ser médico e que anda pela região curando as mais variadas doenças.

Inocência já estava prometida a Manecão, um homem bruto que vivia trabalhando a cavalo cuidando de bois e de terras. A filha era mantida dentro de casa, por Pereira, que resguardava-a dos olhares masculinos até o casamento. Porém permitiu que o médico, Cirino, que hospedou em sua casa, pudesse vê-la a fim de curá-la. E sem perceber, Cirino foi criando um amor pela moça.

Certo dia aparece um alemão naturólogo, Meyer, pedindo moradia por alguns dias, enquanto pesquisa insetos na região. Inocência já mostrava sinais de melhora. E Pereira trata o alemão muito bem, já que este trazia uma carta do irmão de Pereira, que não o via há muito tempo, pedindo que tratasse o naturólogo como um irmão.

E foi o que Pereira fez. Após alguns dias Inocência não aparentava querer se casar com Manecão, o pai desconfia, e Cirino diz que foi após ele a ter mostrado ao alemão. Fazendo com que as suspeitas recaíssem em cima do naturólogo. A história continua neste contexto e tem desdobramentos surpreendentes. Vale a pena conferir!

O livro também mostra aspectos da época (séc. XIX), como eram as crenças, as paisagens e como eram tratadas as doenças (Malária e Lepra (atual Hanseníase)).

Avaliação:
Romance clássico regionalista, que trata de tradições e costumes antigos. E de um amor impossível.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...