Gêneros Literários - Parte II



E dando, continuidade a nossa listinha explicativa de gêneros literários segue, mais alguns:

CHICK-LIT

Este é um gênero relativamente novo no Brasil, este gênero busca retratar de forma leve a vida e as histórias das mulheres atuais, suas metas de vida, seus desafios para alcançar posições antes só ocupadas por homens. Os chick-lit's retratam geralmente as mulheres independentes que lutam para conseguir o que querem. E não ficam esperando pelo príncipe encantado sentadas. É voltado para o público feminino, mas nada impede que homens também leiam para ficar antenados sobre anseios e desejos das mulheres modernas. Particularmente, não é um gênero que chame a atenção (que eu me lembre não li nenhum). Mas, pra quem gosta é um prato cheio. O Diabo Veste Prada (Lauren Weisberger) representa muito bem o gênero Chick-Lit, assim como O Diário de Bridget Jones (Helen Fielding).

DISTOPIA

Distopia, corresponde um gênero literário (geralmente ficcional, apesar de muitas vezes também fazer crítica a algum regime social) que consiste em uma sociedade muito diferente das sociedade utópicas (sociedades idealizadas, "perfeitas"), geralmente com governantes ditadores, sociedade na miséria, corrupção e eliminação dos que são contrários a este tipo de regime. Ou seja, uma sociedade subordinada a um governante tirânico que dita as suas regras e todos devem obedecer. Em algumas obras este líder tirano pode vir camuflado de "bom samaritano", realizando tudo escondido para que a sociedade não desconfie e se volte contra o regime. Todos estes elementos podem estar juntos em determinadas distopias ou em separado, Há vários outros elementos que pode estar contidos, isto dependerá da criatividade e da necessidade do autor em criar tais elementos para construir sua sociedade distópica. Uma obra bem atual e que retrata bem este gênero é a Trilogia Jogos Vorazes (Suzanne Collins).

YA-LIT (YOUNG-ADULT)

Este não é um gênero em si, mas sim um "guarda-chuva" que engloba vários gêneros literários que vão desde a comédia ao terror, dentro de uma faixa-etária de 15 a 29 anos (algumas fontes trazem de 14 a 21 anos). Então dentro dos Young-Adults (Jovens-Adultos) há diversos gêneros, mas o que vai classificar um livro como YA (uai-ei) é ter um personagem principal geralmente adolescente/jovem-adulto, e os contextos abordados podem ser os mais variados dentro deste universo jovem como: drogas, sexualidade, bullying, depressão, relacionamentos e demais dilemas que acometem esta faixa-etária.




TERROR

É um gênero fortemente ligado a fantasia/ficção e ao
suspense. Sua principal intenção é causar medo, expectativa, terror, suspense e assombro. Geralmente são criado as mais terríveis histórias e personagens mais macabras. E isto acaba assustando tanto, pois este gênero, mais do que os outros, faz você se sentir o que o personagem principal está sentindo, ou se sentir também presente nas cenas descritas. Geralmente estas histórias incluem criaturas como: bruxa, vampiros, monstros tenebrosos entre outras criaturas de seus pesadelos. Exemplos destes livros estão Drácula (Bram Stoker), Frankenstein (Mary Shelley) e tantos outros títulos de Stephen King.

E aí, já sabe qual o seu gênero favorito?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...