Gêneros Literários - Parte I


E aee Galerinha!


Hoje estou aqui para falar um pouco sobre alguns gêneros literários, principalmente para as pessoas que estão iniciando no mundo da literatura ou aquelas que leem sem saber exatamente o que esperar de um livro por não compreender a qual gênero/tipo o livro corresponde e o que cada gênero literário tem a oferecer.

Então vamos lá!


ROMANCE

É um dos gêneros literários mais difundidos, geralmente é uma história longa, com vários conflitos, altos e baixos e grande número de personagens. Se engana quem acha que os romances devem ter um casal apaixonado e demais ideias de Romantismo (escola literária).



CONTO

É um tipo literário, normalmente breve, com apenas um conflito alto (clímax) e alguns conflitos secundários. Eu costumava pensar, para que eu entendesse melhor, que o conto é um romance mais curto.
CRÔNICA

É um gênero/tipo literário que se caracteriza como uma obra temporal, normalmente curta, sendo criada a partir de elementos do cotidiano, ou seja, é uma história contemporânea (dia-dia). As crônicas podem ser críticas (a intenção do cronista é criar uma crônica com elementos diários para criticar ou ironizar determinada ação na sociedade), fantasia e ficção. O texto normalmente é uma narração em primeira pessoa, trazendo a visão do próprio cronista, na maioria das vezes, sobre
determinado ângulo da sociedade.

ROMANCE POLICIAL

Esta aí meu gênero literário preferido sem dúvidas, descobrir quem será o assassino, desconfiar de determinada personagem e acabar descobrindo que o verdadeiro assassino é outra personagem que você nem desconfiava, ou então confirmar que você estava na pista certa, isto é o máximo.

Ele se caracteriza pela ocorrência de um crime (não necessariamente morte), de todo processo investigatório (maior parte dos capítulos dos livros deste gênero é dedicado a esta etapa) e por fim a descoberta do verdadeiro criminoso. Neste enredo encontram-se geralmente um detetive e demais investigadores, pistas falsas, medo, ameaças, mistério e curiosidade. O Romance Policial pode se dividir em diferentes estilos como:

- Who Done It? (Quem fez isso?) - Onde há diversos suspeitos e a identidade do criminoso só é conhecida nos últimos capítulos;

-Thriller Jurídico e Thriller Médico - Onde os investigadores e personagens mais em foco durante a obra são advogados/delegados (e/ou demais profissionais da área jurídica) e médicos, respectivamente;

- Noir - Um estilo onde o investigador está mais próximo da realidade, bebe, fuma, briga, ama, têm relações sexuais, entre outras atitudes humanizadas.

Grandes exemplares deste gênero são a maioria dos livros de Agatha Christie, conhecida como A Rainha do Crime. Também os livros de Arthur Conan Doyle, criador do famoso detetive Sherlock Holmes. E Edgar Allan Poe, famoso autor deste gênero (e meu xará).

Então por enquanto é isto, logo mais posto os próximos gêneros!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...