Assassinato no Expresso do Oriente


Título Original: Murder on the Orient Express
Escritor(a): Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Romance Policial
ISBN: 978-85-209-2354-2
Páginas: 223
Ano: 1934

E aee pessoal,
hoje, tem de nada mais, nada menos do que...



Assassinato no Expresso do Oriente é mais uma brilhante obra da escritora já falecida, Agatha Christie. Conhecida como "A Rainha do Crime", Agatha Christie criou dezenas de obras que seguem este gênero.

Este é o meu gênero preferido de livros, pois fazer a leitura e ficar na expectativa de quem é o vilão da história, desconfiando de certas personagens até descobrir ao certo quem é o culpado, eu (particularmente) acho o máximo.

Foi o primeiro livro que li da Agatha Christie, e quando li me apaixonei pela escrita dela, e olha que até então Sidney Sheldon, era meu queridinho, nesse quesito. É impressionante, perceber como ela articula todo os mínimos detalhes (que a princípio passam desapercebidos), para criar uma história incrível, amarrando tão bem todos os fatos da história, que você fica "what? como foi que eu deixei passar isso". Enganando até os que se acham os detetives de plantão ("no caso eu").

Falando um pouco sobre o livro...

O Assassinato no Expresso do Oriente, foi uma obra publicada originalmente em 1934, sendo um dos primeiros livros escritos pela autora. Esta história conta, com o bigodudo e baixinho, detetive belga, criado por Agatha, o famoso Hercule Poirot.

Por falar nele, a história tem inicio, com Poirot, recebendo um telegrama na Turquia, pedindo que retornasse à Inglaterra. Assim ele acaba tomando o trem Expresso do Oriente. Porém o trajeto do trem é interrompido por uma forte nevasca, na então (antiga) Iugoslávia, forçando-o a parar.

Na manhã seguinte à parada, um passageiro é encontrado morto com doze facadas.

Assim, entra em cena Hercule Poirot, que tenta encontrar pistas entre os passageiros do trem, que se apresentava estranhamente muito lotado para época do ano.

E com as investigações vai transcorrendo o livro, com todos os suspeitos reunidos no trem. Em cada momento você suspeita de uma personagem diferente, até que o final surpreende a todo leitor, que lê a obra pela primeira vez.

Os diálogos, durante as investigações podem parecer monótonos, o que pode desinteressar o leitor de início, mas são exatamente estes detalhes, que você descobre durante os diálogos, que vão dizer se você foi um bom investigador, conseguindo ou não desvendar este crime.

Atualização:

Recentemente saiu o filme, eu ainda não assisti, mas pretendo em breve dar uma conferida para comparar, é uma boa pedida para quem ainda não sabe se vale a pena ler Agatha Christie.


Avaliação:
Romance Policial da Agatha Christie que envolve o leitor até o final. Recomendado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...