AMRIK


Título Original: Amrik
Escritor(a): Ana Miranda
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance
ISBN: 8571646953
Páginas:
208
Ano: 1997

Mais uma resenha pra conta,


AMRIK é um livro que tem uma linguagem muito complexa, misturando português, libanês, inglês e onomatopeias. Praticamente não há sinais de pontuação, há um ponto final por página, e vírgulas dificilmente se encontra.

Realmente, foi um desafio a leitura deste livro, com certeza se teve uma coisa que eu fiz foi sair da minha zona de conforto.

Mas vamos lá, falar um pouco deste livreco...

Então, a personagem principal é Amina, que morava com o pai, a avó e os irmãos em uma aldeia no Líbano. O tio da menina, Naim, era cego e estava sendo perseguido pelos Drusos, pois falava e escrevia contra eles. Certo dia, teve de fugir e pediu a companhia de um sobrinho para vir para América. O pai de Amina, a manda com o tio, pois ela não iria fazer falta, já que não podia ajudar com o trabalho da rua por ser mulher.

Além de fazer seu pai lembrar muito a mãe dela, que o abandonou, quando os filhos ainda eram pequenos, fazendo com que ele sentisse muita raiva ao olhar para filha e lembrar da mulher, Maimuna. Vindo para América, ela e seu tio se separam sem querer. Amina vai para América do Norte e Naim para América do Sul.

Para ganhar dinheiro ela começa a dançar a dança do ventre que aprendeu com a avó Farida. Depois de trocar cartas com o tio, que estava morando em São Paulo, ela vem para o Brasil. E continua vivendo da dança. Arranja problemas quando dança em um casamento, ao fazer o "Al Nahal", uma dança, digamos muito, muito sensual. E assim a história vai se desenrolando até que ela recebe a proposta de casamento para se casar com o mascate Abraão (comerciante). E será que ela aceita?

É um livro cíclico. A história até que é legal, mas sua linguagem é muito complexa (simples porém com vários recursos como mistura de idiomas, onomatopeias gigantes e escassez de pontuação) . Recomendo pra quem gosta de desafios na leitura.

Avaliação:
História de uma imigrante libanesa na América, interessante, mas que não chegou a me cativar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...